Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

EXPORTA SAMBA


Grupo de samba fundado em 14 de Julho de 1969, contando em sua fundação com o cantor e compositor Dominguinhos do Estácio (Domingos da Costa Ferreira). Integrado porRatinho Exporta (Paulo Salvador de Carvalho - cavaquinho e voz), Sergio da Silva Garcia (Beijoca - reco-reco), Leonor Oliveira da Silva (Leo Silva - cavaco), Evandro Francisco de Souza (Evandro Exporta - tantan), Adalberto Luiz Baptista (Betão - surdo) e Alberto Santos Anna (Jard´s do Pandeiro - pandeiro).

Na década de 1970 participou das noitadas de samba do Teatro Opinião, tocando e cantando ao lado de grandes nomes do samba como Cartola, Candeia, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus, Martinho da Vila, D. Ivone Lara, João Nogueira, Roberto Ribeiro, Leci Brandão e muitos outros.

Em 1980, participou do "Festival MPB Shell", da TV Globocom a música "Reunião de bacana", de autoria de Ary do Cavaco e Bebeto Di São João. No ano seguinte, obteve o 3ºlugar no "Festival MPB Shell", da Rede Globo, interpretando a música "Mordomia", de Ari do Cavaco e Gracinha, interpretada com Almir Guineto. Neste mesmo ano de 1981,lançou o LP "Reunião de Bacana".

Lançou no ano de 1987 o LP "Valeu a experiência", produzido pelo cavaquinista Ratinho Exporta, no qual foram incluídas as faixas "Daltônico Varela" (Beto Sem Braço e Serginho Meriti),"A roda girou" (Marquinho Lessa, Ricardo Pinheiro e Canduca),"Que bom seria" (Nenén, Carlinhos Madureira, Iran Silva e Mauro Silva), "Chuva boa" (Dedé da Portela e Dida), "Minha ciranda, cirandá" (Sereno e Franco), "Tudo aconteceu"(Ratinho Exporta e Cosme), "Samba em Berlim" (Beto Sem Braço e Joel Menezes), "Quero ver meu amor" (Monarco e Ratinho), "Deixa o coração mandar" (Zé Catimba e Ratinho),"Morena do canjerê" (Beto Sem Braço e Joel Menezes), "É preciso amar" (Zé Catimba e João Marques) e a faixa-título"Valeu a experiência", de Ratinho Exporta, Cosme e Eva. Na década de 1990 o cavaquinista e cantor Ratinho Exportamanteve uma roda de samba na radial leste, em São Paulo.

Em 1999, com João Nogueira e Xangô da Mangueira, participou do "Projeto Homenagem", na Praça Garota de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, tendo como homenageada a cantora Clementina de Jesus. No ano 2000apresentou-se na "Roda de Bamba do Museu da Imagem e do Som", ao lado de Noca da PortelaSeu Jair do CavaquinhoTia Surica e Ernesto Pires. Em 2004 foi um dos convidados de Noca da Portela em show "A Casa do Noca", no "Projeto Fim de Tarde", no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro.

Em 2010, pela gravadora Guitarra Brasileira e produção musical de Leo Silva, lançou o CD "Exporta Samba - 40 anos de reunião de bacanas", disco no qual foram incluídas as faixas"Sentença" (Dom William), "Parei de gritar" (Beijoca),"Idolatria" (André Renato e Sereno), "O samba mandou"(Beto Boi, Brasil e Roberto Bom), "Novamente" (João do Cavaco), "Pagodeira" (Darcy Maravilha e Noca da Portela),"Nega mandona" (Betinho, Pedro Batuque e Serginho Meriti),"De todo coração" (João do Cavaco e Robson Guimarães),"M.C. paixão" (J. Cacareco, Lula e Wander Timbalada), "Coisa do arco da velha" (Marquinho Eddie Murphy e Roberto Bom),"Amor de verdade" (Sereno), "Banho de prazer" (João do Cavaco e Robson Guimarães) e "Pagode do careta" (Sereno).

Durante a carreira o grupo lançou vários discos entre LPs e CDs, destacando-se "Lotação esgotada" (LP), "Gabinete do partido alto" (LP), "Exporta Samba" (Gravadora CID/CD) e"Com jeito carioca" (Gravadora RB Music/CD).

O grupo, criado em 1969, ainda mantém a primeira formação, apenas sem Ratinho Exporta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário